Chefchaouen é uma cidade do Nordeste de Marrocos
Apenas a 125 kms de Tanger e situada nas montanhas do Rif é a capital da província de Chefchaouen.
Esta cidade é conhecida por ser a área que mais produz cannabis em Marrocos, o que atrai um grande número de visitantes todos os anos.
É claro que cannabis não é o único ponto de atracção da cidade de Chefchaouen.
Chefchaouen é famosa pelas suas casas simples pintadas de branco e azul, pela beleza das montanhas do Rif que a rodeiam, pelo queijo de cabra – típico da região e por aqui podermos encontrar artesanato de Marrocos que não encontramos no resto do país, como gorros e camisolas de lã, colchas ou cobertores.
Só passei uma noite em Chefchaouen, tenho pena, espero poder lá voltar para poder apreciar a cidade de uma outra maneira.
Quando cá cheguei estava cansada, tinha feito o trajecto Lisboa/Tanger de noite e já tinha visitado Ksar Seghir e Tetouan nesse dia.
Mesmo assim aproveitei para conhecer o centro a cidade que se estende na encosta da montanha, visitar lojas de artesanato e umas cascatas onde havia mulheres a lavar roupa.
Nestas ruelas brancas e azuis encontram-se um sem número de lojas de artesanato marroquino, tapetes, peles, lãs e também pequenas mercearias que vendem queijo, bolachas, muitos bolos e bolinhos e sumos.
Foi numa destas lojinhas que parei para descansar um pouco e beber um sumo de fruta, antes de de continuar a visita.
Quando começou a escurecer e o cansaço já era muito fui até à praça principal comer uma harira (sopa marroquina) numa das muitas esplanadas.
No dia seguinte deixei Chefchaouen logo de manhã, mas com muita pena de não poder ficar mais um dia para aproveitar para conhecer melhor a cidade e a região.
Fazer umas caminhadas nas montanhas e visitar cooperativas de artesanato locais.
É fácil encontrar hotel em Chefchaouen, por todo o lado se vêm portas para pequenos hotéis e albergues, muitos deles low budget.
Eu não aconselho nenhum destes, porque não conheço nenhum e porque o tipo de turistas low budget que frequentam Chefchaouen são os que vêm à procura da droga de Marrocos, vieram para fumar cannabis.
Não me incomodam, mas é um tipo de turismo diferente, logo as condições destes hotéis são diferentes das que eu procurava.
Na rua principal de Chefchaouen e perto do centro da cidade encontrei o Hotel Madrid.
Para quem tem carro a grande vantagem é poder deixá-lo estacionado em frente ao hotel e haver um guarda para o parque durante a noite.
O Hotel Madrid é um típico hotel marroquino, com a sua decoração colorida e espalhafatosa, cheio de tapetes e flores de plástico por todo o lado.
No quarto em que fiquei o edredon era cor-de-rosa choque e havia uma renda a enfeitar por cima da cama.
No geral estava tudo bem limpo e apesar de haver mais hóspedes no hotel e os quartos terem televisão não se ouvia barulho.
Os quartos têm aquecimento e casa-de-banho.
O pequeno almoço é buffet e não está incluído no preço do quarto. Decidi tomar o pequeno-almoço aqui por isso paguei mais 30 dh.
O pequeno-almoço é servido no salão e é bastante variado, há um pouco de tudo: desde crepes marroquinos, pão, pastelaria marroquina, chá, café, leite, sumo de laranja, cornflakes, manteiga, compotas, azeitonas, saladas, frutas, …
Pela noite em quarto single e o pequeno-almoço paguei à volta de 300 dh (cerca de 30 Euros)
☎️ Contactos do Hotel Madrid
- Morada: Avenue Hassan II, Chefchaouen – Marrocos
- Tel: +212 5 39 98 74 96 /97
- Fax: +212 5 39 98 74 98
- Email: hotelmadrid@menara.ma
- Página Internet para reservas: Hotel Chefchaouen
Consulte todos os hotéis em Chefchaouen.
Veja uma lista de todos os hotéis, comparando preços e melhores condições de uma maneira muito fácil: Hotéis em Chefchaouen