O Ksar de Ait ben Haddou foi considerado património mundial pela UNESCO em 1987. Dá para perceber bem porquê. Este lugar é grandioso. Uma visita obrigatória a quem passe pela região da Ouarzazate, a cidade dos oásis, do cinema e dos casbahs.
Este ksar foi construído em adobe (lama e palha) em 757 como uma simples casa de família. Mais tarde viria a transformar-se numa importante povoação fortificada da antiga rota de caravanas que atravessavam o deserto do Saara de e para Marraquexe. O grande objetivo era proteger as populações em caso de cerco.
O Ksar de Ait ben Haddou é um fantástico conjunto de edifícios que são mostram claramente as técnicas de construção desta região do sul de Marrocos. É impressionante ver não só o ksar mas também o local onde ele está, com vista para as montanhas. Não admira que aqui tenham sido filmados filmes de Hollywood como o “Gladiador” e o “Lawrence da Arábia”.
Quando se anda a passear pelo ksar é importante não contribuir para a degradação dos edifícios. Por isso, não mexam em nada. Mas tirem bastantes fotografias.